PVC e o meio ambiente: excelente Eco-Balanço
Eco-Balanço é uma metodologia científica que avalia o impacto global de um produto sobre o meio ambiente durante o seu ciclo de vida completo, desde a obtenção das matérias-primas, processo de produção, descarte e reciclagem.
Material diferenciado, o PVC possui excelente Eco-Balanço, sendo o único material plástico, dentre os mais comuns, que não é originário somente do petróleo, pois 57% provém do sal marinho, na forma de cloro, e o restante do eteno, derivado do petróleo.
Sendo o PVC um material 100% reciclável, não sofre alteração na sua estrutura química durante seu aquecimento e, após resfriado, pode ser reprocessado. Eventuais descartes em aterros sanitários não contaminam o lençol freático, por ser um material quimicamente inerte. Ressalte-se que o PVC representa apenas 0,6% do lixo urbano.
A reciclagem, por sua vez, situa-se entre as mais destacadas questões emergentes no mundo, tanto pela contribuição que pode dar ao desempenho das empresas, por meio da economia de custos, matérias-primas e insumos, quanto pelos resultados ambientais decorrentes da queda de produção dos resíduos.
O PVC é um dos plásticos mais econômicos em termos de consumo de energia, constituindo-se, também, em uma alternativa segura à recuperação energética do lixo urbano, dado seu alto poder calorífico.